A restrição de estacionamento na Rua Coronel Dulcídio, no bairro Batel, em Curitiba, começou a valer às 17 horas desta segunda-feira (22). Até as 20 horas, os motoristas não podem parar os carros nas vagas de estacionamento. A medida, segundo a prefeitura, é para dar mais fluidez no trânsito.
A mudança, no entanto, não surtiu grandes alterações no trânsito neste primeiro dia pois muitos motoristas não sabiam da proibição do estacionamento entre as 17h e 20h. Vários carros permaneceram parados nos locais proibidos. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, agentes da Diretran foram ao local para orientar os motoristas.
Nesta primeira semana os motoristas não estão sendo multados. Os agentes anotam o número das placas e colocam um aviso no pára-brisa dos veículos estacionados no local proibido. A partir da semana que vem quem descumprir a determinação será multado por infração "média" prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que resulta em quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13.
Locais proibidos
Na Rua Coronel Dulcídio está proibido o estacionamento das 17h às 20h entre a Avenida Silva Jardim e a Rua Carlos de Carvalho. Das 9h às 17h o estacionamento é permitido por meio do Estacionamento Regulamentado (EstaR), com a exigência de uso do cartão, que custa R$ 1 e vale por uma hora. O limite de tempo para uso das vagas é de até duas horas, com dois cartões.
Como alguns carros permaneciam estacionados na Rua Coronel Dulcídio, após as 17 horas, não houve fluidez total na terceira via da rua, que é utilizada como estacionamento. O trânsito ficou praticamente o mesmo de dias anteriores. Segundo informações da prefeitura, entre 17h e 20h passam cerca de 3.500 veículos pela região. Por dia são 15 mil veículos no trecho.
De acordo com a engenheira Rosângela Battistella, diretora de trânsito da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), o trânsito fluiu normalmente, apesar de alguns motoristas não cumprirem a nova determinação. "No primeiro dia é normal isso acontecer. Algumas pessoas não sabiam das mudanças", afirmou Rosângela.
O trabalho educativo vai até o fim desta semana. A partir da próxima segunda-feira (29), os motoristas que estacionarem no local restrito vão receber multas. Não houve tumultos nem problemas com a adoção das novas regras na Rua Coronel Dulcídio, segundo a assessoria da prefeitura.
Próximas ruas
Outras três ruas da região central de Curitiba vão passar a ter estacionamento restrito. Na quarta-feira (24) a restrição começa na Rua Desembargador Motta, entre a Avenida Padre Anchieta e Avenida Silva Jardim. Na Rua Brigadeiro Franco, a mudança começa na sexta-feira (26), entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua Carlos de Carvalho.
A Rua Ângelo Sampaio ficará com restrição no estacionamento a partir da próxima segunda-feira (29), entre a Avenida Batel e a Avenida Água Verde. Assim como na Rua Coronel Dulcídio, o estacionamento fica restrito entre as 17h e 20h.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora