Faltando pouco mais de dez dias para a chegada da primavera, em 23 de setembro, os paranaenses poderão utilizar os casacos de lã e cobertores mais uma vez antes que o inverno bata em retirada oficialmente. Nesse fim de semana, os termômetros despencam nas porções Leste, Centro, Sul e Sudoeste do estado. Em alguns municípios, as ruas podem amanhecer branquinhas por causa da geada. Marcada por temperaturas amenas, a estação mais fria do ano pode fazer jus à alcunha e se despedir com frio intenso.
De acordo com o Simepar, uma massa de ar frio e seco se desloca da Argentina em direção à região Sul do Brasil, atingindo mais fortemente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a primeira metade do Paraná a partir da madrugada desse sábado (12). Os ventos úmidos vindos do oceano Atlântico favorecem a manutenção de muitas nuvens nessas regiões.
Em Curitiba, os termômetros marcam mínima de 7° C pela manhã e alcançam 16° C na parte da tarde; Guarapuava registra a maior amplitude térmica de todo o estado, com 1° C pela manhã e 16° C ao longo do dia; mas o recorde de menor temperatura fica com União da Vitória, cujos termômetros alcançam 0°C durante a madrugada e início da manhã.
No Oeste e Norte as temperaturas não caem tanto: Foz do Iguaçu marca mínima de 5° C e máxima de 20° C, e Londrina apresenta variação entre 10° C e 21° C. Apesar do clima mais ameno, o céu permanece encoberto.
No domingo (13), os termômetros sobem um pouquinho, mas o Sol ainda não dá as caras. Na Capital teremos mínima de 8° C e máxima de 16° C; Ponta Grossa registra 5° C no início do dia e chega a 18° C à tarde; Pato Branco, que terá geada de manhã cedinho de novo, marca 3° C e, depois, chega a 19° C.
Chuva dá trégua só até segunda-feira
De domingo para segunda-feira (14), a massa de ar frio que paira sobre o Paraná se desloca para o oceano Atlântico e as temperaturas voltam a subir. Segundo o meteorologista Fernando Mendes, um sistema de baixa pressão começa a se intensificar na altura do Mato Grosso do Sul e São Paulo e desce para o Paraná, formando áreas de chuva sobre o estado já a partir da madrugada de terça-feira (15); ao longo do dia, a chuva se espalha. Já na quarta-feira (16), segundo previsão do Simepar, haverá temporais e trovoadas em todas as regiões do estado.