No retorno do feriado da Proclamação da República, o tráfego de veículos foi mais intenso para quem teve as praias de Santa Catarina como destino. Por volta das 17 horas, cerca de 3 mil veículos passavam pela BR-376 em direção à Curitiba. Na BR-277, que liga a capital ao litoral paranaense, o fluxo mais intenso se deu no final do dia, com 2,2 mil carros. No trecho da PR-412 entre Guaratuba e Garuva (estrada que dá acesso à BR-376), o maior movimento ocorreu à tarde, entre às 12 e 15 horas, com tráfego chegando a 900 veículos por hora. Neste horário as filas chegaram a atingir dois quilômetros de extensão, por causa das obras que ocorrem no local.
No meio da tarde, na BR-277, o trânsito chegou a ficar lento em dois pontos. Aproximadamente às 16 horas, um engavetamento envolveu seis veículos no km 30 da pista no sentido Paranaguá-Curitiba. O acidente não teve feridos, mas causou lentidão no trânsito numa extensão de um quilômetro.
No km 47,5 o trânsito também foi lento no mesmo horário, já que no trecho estão sendo feitas obras de recuperação da queda de uma barreira no mês passado. Nesse local o engarrafamento chegava a um quilômetro.
Segundo a concessionária Ecovia, durante todo o feriado mais de 80 mil carros circularam nos dois sentidos da rodovia que liga Curitiba ao litoral. Somente ontem foram 16 mil veículos que deixaram as praias rumo a Curitiba. Das 15 às 19 horas, a PR-407, que liga a Praia de Leste à BR-277, ficou em mão única para facilitar o fluxo de volta. Por volta das 16 horas, cerca de 1,3 mil carros deixavam os balneários de Pontal do Paraná e Leste.
Para os comerciantes da região, este feriado prolongado superou as expectativas. Segundo levantamento feito pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do litoral paranaense (Sindilitoral), os hotéis nas praias atingiram uma média de 70% de ocupação alguns estabelecimentos ficaram lotados. O Sindicato ainda apontou que os restaurantes em Morretes chegaram a servir 7 mil refeições por dia durante o período. Nos fins de semana da baixa temporada a média fica em 5 mil.
De acordo com o presidente do Sindilitoral, José Carlos Chicarelli, o bom tempo durante todo o feriado auxiliou na movimentação em direção às praias. "Saímos de 14 semanas chuvosas, com comércio fechado e no vermelho", disse. Ainda segundo Chicarelli, o último feriado antes do início do verão deixou o setor otimista. "Foi um termômetro para próxima temporada, que promete ser muito boa", confia.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora