Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ano Novo

Réveillon no Litoral paranaense atrai 2 milhões de pessoas

As praias do Litoral paranaense ficaram completamente tomadas por pessoas, que foram dar boas-vindas ao Ano Novo. Mais de dois milhões de veranistas, segundo estimativa da Polícia Militar, escolheram os principais balneários de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba para passar o réveillon.

Confirmando a previsão da meteorologia, o último dia de 2006 começou chuvoso em todo Litoral. Em Guaratuba, os veranistas estavam ansiosos e muitos não esperaram uma trégua de São Pedro e caíram no mar de qualquer jeito. A chuva só parou no final da tarde e as ruas que dão acesso às praias ficaram tomadas pelos carros. O trânsito ficou congestionamento e exigiu uma boa dose de paciência dos motoristas.

Passado o sufoco para chegar à praia, muitos fizeram oferendas em homenagem à Iemanjá, orixá considerada a rainha do mar. A tradicional roupa branca não faltou, acompanhada do espumante. E para entrar o Ano Novo com o pé direito o costume mandar pular sete ondas.

Matinhos

Em Matinhos, a prefeitura decidiu fazer a queima de fogos na última hora. A família da empresária Geneci de Souza Perotti, que há cinco anos mora na cidade, diz que o espetáculo não foi tão bonito como nos anos anteriores. "Parece que este ano foi menor, mas é emocionante mesmo assim, porque o importante é estar com a famí­lia reunida" afirma Geneci.

Mas nem todo mundo gosta de entrar o ano novo com som do foguetório. A famí­lia do gerente de vendas Luis Carlos Canebaro Passos é uma delas. Eles vieram de União da Vitória e pela quarta vez passam o réveillon em Matinhos. "Em nossa famí­lia já houve um caso de acidente com fogos, então não gostamos muito dessas queimas. Mas aqui foi bom, porque tinha mais luz e menos barulho" diz Passos.

O réveillon na praia foi uma novidade para os gêmeos Gustavo e Gabriel de um ano e quatro meses. A mãe, a estudante Camila Ballin Hauer, conta que é uma veterana da festa. Há mais de 10 anos ela passa a virada do ano no Litoral, mas é a primeira vez que traz os filhos. Camila não acredita em simpatias de Ano Novo. Mesmo assim, não deixou de fazer alguns pedidos para 2007. "Muita paz e alegria para todos meus amigos e muita saúde e força para meus filhos" deseja Camila.

Segurança

Pelo menos 1.700 policiais, segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, trabalharam para garantir a tranqülidade dos veranistas neste réveillon. O maior número de ocorrência registradas, segundo o capitão Gustavo Alfonso Rocha, da Polí­cia Militar de Guaratuba, foi de apreensões de veículos com som alto.

Foz do Iguaçu

Turistas e moradores lotaram os hotéis de Foz do Iguaçu, no Oeste, para participar de luxuosas festas nos salões dos estabelecimentos. Em uma delas, cerca de 1.500 convidados puderam se divertir em um cenário inspirado nos filme de Hollywood, com direito a Oscar. (Veja em vídeo)

Leia também:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.