Mais antigo e tradicional parque da capital, o Passeio Público vai ficar de cara nova. A prefeitura de Curitiba deu esta semana o pontapé inicial nas obras de revitalização do logradouro. Nesta primeira fase será refeito todo calçamento interno, com a substituição das calçadas irregulares e esburacadas, e a construção de um acesso especial para veículos da Polícia Militar.
As equipes deram prioridade nesta semana aos trabalhos no trecho ocupado pela feira orgânica de sábado. "Esperamos a compreensão das pessoas, porque as obras são para beneficio de todos", diz o diretor do Departamento de Zoológicos, Marcos Traad.
A reforma das calçadas e da pista de caminhada esta já concluída , são reivindicações antigas dos freqüentadores do Passeio Público, que indicaram as intervenções desejadas em uma pesquisa feita no fim do ano passado.
Segundo Traad, depois de recuperar a estrutura viária, a prefeitura vai investir em melhorias para assegurar o bem-estar dos animais. "Não podemos esquecer que o Passeio Público cumpre a importante tarefa de abrigar e perpetuar exemplares da fauna brasileira, muitos dos quais de espécies ameaçadas de extinção", ressalta.
Árvore morta
Na próxima segunda-feira, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente removerá do Passeio Público uma árvore morta, que fica dentro do recinto do pelicano. O diagnóstico feito por técnicos da secretaria indicou a necessidade de retirada, uma vez que a espécie está seca e apoiada em outra árvore.
"A árvore ameaça a segurança dos animais e pode causar danos materiais ao recinto", explica o diretor do zoológico. A árvore tem 10 metros de altura. Pela sua inclinação, a queda danificaria o recinto que abriga o pelicano e outras espécies de aves. Para evitar transtornos, a remoção será feita na segunda-feira, quando o parque é fechado ao público.