Trinta e dois presos da Delegacia de Polícia (DP) de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, se rebelaram no início da manhã desta segunda-feira (8) e fizeram um policial refém. De acordo com as informações do delegado Gerson Machado, responsável pela DP a superlotação foi o motivo da rebelião.
"Estávamos com 66 presos no momento da rebelião, mas a capacidade é para apenas 16. Trinta e dois deles se rebelaram e fizeram um companheiro nosso refém e exigiam que fossem transferidos", explicou.
A rebelião não contabilizou mortos, apenas o policial, que ficou na mira dos presos, saiu ferido, mas passa bem. "Ele levou uns socos no rosto e no nariz, mas está bem. Além disso, os presos roubaram R$ 850 do policial, mas o Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especiais), que ajudou a gente, já conseguiu recuperar R$ 510", relatou o delegado. Os presos destruíram algumas celas e fizeram buracos na parede, comprometendo a estrutura da DP. "Agora vamos ter que fazer umas obras aqui, uma reforma, para voltar a operar novamente", afirmou Machado.
A rebelião começou por volta de 9h30 e perdurou até o início da tarde. Depois de muita negociação e telefonemas, os 32 rebelados foram tranferidos. "Vinte deles foram para Piraquara e os outros 12 foram distribuídos nas delegacias da região metropolitana de Curitiba", finalizou o delegado.
A Polícia Militar do Paraná foi chamada apenas para auxiliar no transporte dos presos.