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Curitiba

Richa assina contratos de R$ 2,68 milhões para projetos do metrô

A proposta inicial do metrô prevê 21 estações entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul | Site da Prefeitura de Curitiba
A proposta inicial do metrô prevê 21 estações entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul (Foto: Site da Prefeitura de Curitiba)

O prefeito Beto Richa assinou, nesta terça-feira (3), os contratos com as empresas que venceram a licitação para realizar os estudos e projetos de engenharia para a construção do metrô de Curitiba. Os projetos custarão R$ 2,68 milhões ao município. Segundo a prefeitura, a ordem de serviço será emitida nos próximos dias para que o trabalho comece até o final do mês. A construção do metrô está prevista para começar em 2010 e deve custar R$ 2 bilhões.

O consórcio Novo Modal, formado pelas empresas Trends, Engefoto, Esteio e Veja é responsável pelos estudos topográficos, geológicos, de terraplenagem, de obras viárias subterrâneas, estrutura ferroviária e das edificações (estações, terminais, centro de controle e prédio administrativo). O grupo também vai elaborar o orçamento da obra. O prazo para realização do trabalho é de 270 dias.

A segunda parte do projeto será feito pela empresa Ecossistema Consultoria Ambiental. Ela é responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental e pelo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima). O documento reúne informações sobre como a obra poderá interferir na cidade e as medidas que podem ser tomadas para a redução de eventuais impactos negativos. A empresa tem 240 dias para fazer o estudo.

O prefeito destacou que, se Curitiba for escolhida uma das sedes da Copa de 2014 - decisão que será anunciada no próximo dia 20 -, a cidade terá mais agilidade na busca por recursos para as obras do metrô. "O governo federal e estadual têm compromissos assumidos para dotar a cidade das condições necessárias à realização dos jogos", afirmou Richa. O início da implantação do metrô foi uma das promessas de campanha do prefeito Beto Richa na campanha para reeleição em 2008.

Sistema

O metrô de Curitiba será construído embaixo das canaletas, atualmente usadas exclusivamente para o tráfego dos ônibus biarticulados. A proposta é que o metrô seja o mais superficial possível, mesmo sendo subterrâneo. Detalhes como a profundidade em cada ponto serão definidos durante os estudos e projetos de engenharia.

O sistema que se pretende utilizar - cut and cover - é mais barato do que o convencional (de túnel). Consiste na execução das paredes de contenção a partir da superfície através do cravamento de estacas nas laterais da via, as escavações só acontecem depois da construção da laje superior e por último, os acabamentos nas paredes e o piso.

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