O governador do Paraná, Beto Richa, assinou nesta sexta-feira (19) um anteprojeto de Lei Complementar para reajuste salarial dos professores da rede pública de ensino. Na proposta, que será votada pela Assembleia Legislativa (Alep), o poder público do Estado sugere um aumento de 5,83% nos vencimentos dos docentes, em duas parcelas.
Se a proposta for aprovada pelo legislativo, o governo do Estado fará o pagamento retroativo de 3% sobre o vencimento de julho no mês seguinte à aprovação. A segunda parcela será efetuada em outubro, com um aumento de 2,83% no salário.
De acordo com a agência de notícias do Estado, o projeto faz parte de um reajuste total de 26% nos vencimentos de 2010 dos professores da rede estadual de ensino, que deve ser pago em quatro parcelas anuais. A medida vale para os docentes com carga horária de 40 horas semanais.
A agência de notícias do estado não informou quando a proposta será votada pela Assembleia Legislativa.
Procurada pela reportagem da Gazeta do Povo, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), professora Marlei Fernandes de Carvalho, disse que essa é uma parte das reivindicações dos professores que o governador recebeu durante a campanha de 2010. "Ainda buscamos a redução do número de alunos em salas de aula, concursos públicos para a contratação de professores e um novo modelo de serviços de saúde para os servidores públicos".
A professora destacou que na pauta dos docentes da rede pública do Estado há um total de 31 itens, e a remuneração é o ponto central.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora