Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Richa decreta estado de emergência em 59 municípios afetados pela chuva

Durante assinatura do decreto, Richa informou que equipes da Defesa Civil estão realizando levantamento de situação em todas as regiões do estado | Walter Fernandes/Gazeta Maringá
Durante assinatura do decreto, Richa informou que equipes da Defesa Civil estão realizando levantamento de situação em todas as regiões do estado (Foto: Walter Fernandes/Gazeta Maringá)

O governador Beto Richa (PSDB) decretou estado de emergência em 59 municípios paranaenses afetados pela forte chuva dos últimos dias. A assinatura do decreto foi feita na manhã desta sexta-feira (28) em Maringá. Com a medida, essas cidades terão maior facilidade em requisitar recursos federais para reparação dos estragos.

De acordo com o governador, ainda não se sabe o valor que deve ser investindo em ações sociais e de infraestrutura nos locais atingidos por inundações, enxurradas e deslizamentos. Ele explicou que nos últimos dois dias, equipes da Defesa Civil estão fazendo o levantamento dos estragos.

Na quinta-feira (27), Richa sobrevoou a região de Paranavaí, onde diversas estradas foram interditadas por causa de inundações causadas pela cheia do Rio Ivaí. "Não tem como não se sensibilizar com esta situação. É muito chocante presenciar a ação da correnteza do Rio Ivaí e a destruição. São cenas impressionantes", declarou.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, até a manhã desta sexta-feira, havia 78,1 mil pessoas afetadas pelas chuvas em 78 municípios do Paraná. Em 11 cidades, os prefeitos já haviam decretado situação de emergência: Bituruna, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, Itapejara do Oeste, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina, Teixeira Soares, Laranjeiras do Sul e Ortigueira.

Força-Tarefa

Nos últimos dias, o governo criou uma força-tarefa para atuar principalmente nas localidades mais atingidas. Equipes da Defesa Civil e um helicóptero foram enviados aos municípios para atender a população e resgatar famílias que estão ilhadas.

Também estão sendo enviados colchões, cobertores, roupas, material de limpeza, utensílios para cozinha e lona para a cobertura emergencial de sete mil residências danificadas.

A Defesa Civil, o Simepar e o Instituto das Águas estão fazendo um monitoramento para verificar a situação do clima e a elevação dos riospara prevenir qualquer desastre com a população. Além disso, foi anunciado que o Instituto das Águas irá disponibilizar serviço de desassoreamento de rios para os municípios mais atingidos pelos estragos.

Estradas seguem bloqueadas devido às chuvas

As chuvas que atingiram o Paraná na última semana seguem causando transtornos para quem precisa usar as rodovias. São três vias federais e outras oito estaduais com restrições nesta sexta-feira (28). Os principais problemas ocorrem na região de rios e nas proximidades de áreas de serra.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.