Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
saúde

Rio confirma três casos de caxumba na Penitenciária de Bangu

Três casos de caxumba foram confirmados no Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, de acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Outros 19 presos são considerados casos suspeitos e estão sendo observados. Os três detentos que contraíram a doença receberam a vacina tríplice viral e “estão se recuperando”, afirmou, em nota, a secretaria.

A capital do Estado vive um surto da doença, com 606 casos confirmados no primeiro semestre deste ano. O número já ultrapassa todos os de 2014, quando a doença foi contraída por 561 pessoas. No presídio, a preocupação é que agentes penitenciários e outros presos acabem também contaminados.

A doença só pode ser prevenida com a aplicação da vacina tríplice viral. De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema de vacinação contra o vírus da caxumba não será alterado - a recomendação é de que as crianças sejam vacinadas aos 12 meses e recebam nova dose aos 15 meses.

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, informou que a maioria dos casos registrados na cidade do Rio ocorreu entre pessoas não vacinadas. A vacina fornecida nos postos de saúde é fabricada pela GSK, que está transferindo a tecnologia da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para BioManguinhos, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.