492 blocos passarão pelas ruas da capital fluminense neste feriado de carnaval. Falta cidade para tanta folia, há quem diga. Mas esse número é ainda maior. Os 492 são (apenas?) aqueles autorizados pela prefeitura. Há uma lista extraoficial de cortejos que pipocam todos os anos nesta época.
Os desfiles das grandes escolas de samba do Rio começam neste domingo numa noite heterogênea: as três primeiras agremiações, Império da Tijuca, Grande Rio e São Clemente, nunca foram campeãs no Grupo Especial e não têm grande torcida. As três que se seguem são gigantes do carnaval: Mangueira, com 17 campeonatos, Salgueiro, com nove, e Beija-Flor, atual líder do ranking da Liga das Escolas, com 12 metade disso no século 21.
A Beija-Flor tenta mais um campeonato com um enredo-tributo ao diretor de TV José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni e, a partir dele, conta a história da comunicação humana. A interatividade também será uma marca: a reação do público será filmada e transmitida em telões no último carro.
Fé e ecologia vão se misturar no enredo do Salgueiro: Gaia - A vida em nossas mãos. A criação do mundo é contada a partir dos elementos terra, fogo, água e ar.
As festas mais populares do país foram escolhidas para colorir a Mangueira. Os integrantes vão acrescentar ao samba os passos das quadrilhas de São João. Boi-bumbá, parada gay, festa de Iemanjá, festa da uva, festejos religiosos e o réveillon carioca compõem a "festança brasileira" idealizada pela carnavalesca Rosa Magalhães.
Em busca da felicidade, a São Clemente mostrará a formação da primeira favela, onde hoje é o Morro da Providência, no centro do Rio, que foi ocupada por soldados da Guerra de Canudos ao fim do conflito, em 1897.
Com o único patrocínio declarado deste ano, a Grande Rio recebeu R$ 4,5 milhões da prefeitura de Maricá, a cidade-tema. A cantora Maysa (1936-1977), que antes de morrer declarou só ter sido feliz em Maricá, será reverenciada.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião