O rio Madeira, em Rondônia, atingiu seu maior nível desde 1997, chegando nesta segunda-feira, 25, a 18,43 metros, em razão das fortes chuvas que caem na região.
A capital Porto Velho está tomada pela água. A elevação do rio provocou também o fechamento da BR 364, estrada que liga a cidade a Rio Branco (AC), deixando o Estado vizinho isolado. Na região metropolitana da capital, o número de famílias removidas de suas casas passa de 1,8 mil.
Para reduzir os impactos da cheia, a hidrelétrica de Santo Antônio teve de desligar 11 das 17 turbinas que estavam em atividade para diminuir a vazão e o volume de água do rio.
Na última sexta-feira, 21, o diretor institucional da Associação dos Distribuidores de Alimentos do Acre, Luiz Deliberatto, informou que o Estado tinha estoque de alimentos para os próximos 15 ou 20 dias. "O que é preocupante é que, diante do excesso de chuvas, não estamos vislumbrando alternativas no curto prazo", disse Deliberatto. "A orientação é evitar o abastecimento e manter o consumo normal, sem estocar comida."
O Acre está isolado do País por via terrestre desde quinta-feira 20, pela manhã, quando a PRF e o Dnit decidiram interromper o tráfego de veículos, até mesmo inclusive carretas, pela BR-364, única ligação do Estado por terra com as demais regiões.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora