Resultado de uma forte massa de ar quente estacionada sobre a região Sudeste, o calor bateu recorde no Rio de Janeiro nesta terça-feira (4). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima foi de 40,8ºC na estação de Santa Cruz, a maior registrada na cidade em 2014.
Na segunda, a máxima tinha sido de 40,6ºC na mesma região. A sensação térmica, no entanto, bateu os 57ºC, de acordo com dados do Alerta Rio, sistema de medição da Prefeitura.
Tempo seco
De acordo com os meteorologistas do Inmet, a massa de ar quente vem dificultando a formação de instabilidades e a chegada de frentes frias. O bloqueio atmosférico, desta forma, vem deixando a cidade com o tempo seco. A previsão é que só a partir da segunda quinzena de fevereiro volte a chover no Rio.
De acordo com o Climatempo, em janeiro choveu apenas 58 mm no município, muito abaixo da média do mês, que é de 202 mm. No mesmo período de 2013, choveu bem mais que a média, 325 mm. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.
No Rio de Janeiro, a previsão do Inmet para a quarta-feira é de mais um dia de muito calor e sol, com máxima de 40ºC, tempo estável, com céu claro sem nuvens ao longo do dia e da noite.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião