Motoristas perderam 48 minutos para cada hora dirigida no horário de pico de São Paulo durante o segundo trimestre deste ano. Mas no Rio de Janeiro a situação é pior. O tempo desperdiçado em média no trânsito foi de uma hora e seis minutos, segundo um relatório da TomTom, empresa holandesa de tecnologia de transporte.
O estudo, que inclui 169 cidades do mundo Rio e São Paulo são as únicas representantes brasileiras , classifica a capital fluminense como a terceira mais congestionada do planeta, atrás apenas de Moscou e Istambul. São Paulo é a sétima pior.
Os dados são oriundos dos usuários de dispositivos GPS da TomTom que aceitam ceder informações de localização de maneira anônima, garante a companhia. É a primeira vez que o Brasil faz parte do estudo. A empresa não divulga o número de aparelhos que foram usados para a pesquisa, mas afirma que 1,1 bilhão de "corridas" compuseram os dados relacionados à capital paulista e 200 milhões no Rio de Janeiro.
A base são as principais vias de cada metrópole. Compara-se a diferença entre a média de velocidade dos horários de pico (entre as 7 e as 11 horas e entre as 18 e as 22 horas) e horários de trânsito livre. Levando em consideração apenas o continente americano, o Rio é considerado o município mais congestionado, e é seguido pela capital paulista. Nesse escopo entram 54 cidades dos Estados Unidos e cinco do Canadá.
A geografia da capital fluminense condena seus motoristas, segundo a TomTom. "A questão é física: no Rio não há como escapar de algumas poucas vias, já que de um lado há montanha, e do outro o mar", diz Marcelo Fernandes, gerente de conteúdo para a América Latina. Ele diz que outras metrópoles brasileiras serão incluídas no estudo do terceiro trimestre, que deve ser divulgado em dois meses. No entanto, nenhuma outra cidade deve ter congestionamento pior que o Rio ou que São Paulo, garante.
Segundo dados de 2012 do IBGE, o paulistano gasta em média 46 minutos para ir ao trabalho, enquanto o carioca gasta 47 minutos.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião