O município do Rio voltou a estágio de vigilância, o mais baixo na escala de medição de risco em decorrência de ameaça de chuvas, às 20h20 deste domingo (28), de acordo com o Sistema Alerta Rio. As áreas de instabilidade, associadas à frente fria na cidade no sábado, se dissiparam. Desde as 18h15 de sábado (26), o Rio estava em estágio de atenção. No início da tarde, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou alerta para chuvas fortes em Macaé, com possibilidade de transbordamento do Rio Macaé.

CARREGANDO :)

No sábado, o Rio teve mais uma noite de transtornos provocados pelo temporal que atingiu boa parte do estado. Pelo menos 11 municípios ficaram sem luz durante a madrugada de domingo, a maior parte deles na Região dos Lagos. Em Angra dos Reis, o número de pessoas desalojadas caiu de 62 para 45. No Rio, alguns bairros ficaram alagados e também sem energia. Na Estrada das Paineiras, dois delizamentos provocaram queda de pedras em árvores na via.

Os desalojados de Angra dos Reis tiveram que sair de casa devido ao risco de desmoronamento. Moradores de três bairros foram levados para abrigos da cidade. De acordo com dados da Defesa Civil em apenas um dia choveu mais de 74 milímetros na cidade. As vítimas foram levadas para escola municipal Frei Bernardo, em Mambucaba; escola Salmão Reseck, no Frade e escola Morada do Bracuí. O Rio Mambucaba transbordou, mas a Defesa Civil não registrou nenhum deslizamento de terra ou desabamento.

Publicidade

Na Estrada das Paineiras, no Rio, dois blocos de rocha de cerca de um metro cada caíram a cerca de 200 metros da primeira cancela após o hotel, no primeiro deslizamento. O segundo aconteceu a 600 metros antes da segunda cancela. Neste, uma árvore tombou e interrompeu completamente a estrada. Atletas que participariam de uma corrida no local viram rachaduras no piso da estrada. Bombeiros chegaram ao local pela manhã para remover a árvore.

Moradores das cidades de Saquarema, Araruama, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Macaé, Carapebus, Rio das Ostras, São Gonçalo, Itaboraí, Angra dos Reis e Petrópolis relataram falta de luz durante a madrugada. A Ampla informou, na manhã deste domingo, que a distribuição de energia elétrica foi normalizada nos municípios atingidos pelas fortes chuvas na noite deste sábado e madrugada de domingo. Segundo a concessionária de energia, o fornecimento foi interrompido na Região dos Lagos por volta das 21h20 durante quatro minutos. Em Macaé, no Norte Fluminense, a luz voltou às 22h. A Ampla negou um apagão e disse que houve apenas ocorrências pontuais.

A chuva deixou dois rios do estado em alerta máximo, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Estavam nesta situação os rios Quitandinha, em Petrópolis, e Capivari, que passa por Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Durante a madrugada, o instituto chegou a colocar o Rio Grande, no município de Bom Jardim, em alerta máximo para o risco de transbordamento.

Por causa do temporal, uma árvore caiu no quilômetro 99 da RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo), na localidade de Banquete, em Nova Friburgo. O tráfego de veículos teve de ser suspenso no trecho.