Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TRANSPORTE

RMC vai ganhar 13 terminais até 2007, mas sem integração

Treze novos terminais de transporte coletivo, que terão capacidade para abrigar 140 linhas de ônibus, devem ser inaugurados até 2007 na região metropolitana de Curitiba (RMC). O governo do estado pretende investir R$ 117 milhões para melhorar o transporte de cerca de 300 mil pessoas por dia. No entanto, a integração com as linhas da capital ainda não será possível. O assunto será discutido somente após a execução dos novos terminais metropolitanos.

A construção e revitalização de terminais, além da execução de obras viárias em ruas por onde passa o tráfego de ônibus, estão previstas no Programa de Integração de Transporte (PIT) da região metropolitana. Os primeiros investimentos estão em conclusão. É o caso dos terminais de Guaraituba e Roça Grande, ambos em Colombo. Para 2006, a previsão é entregar o terminal da Vila Angélica, em Araucária, e do Alto Maracanã, em Colombo, que será revitalizado.

Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul e Contenda aguardam o processo de licitação. Em São José dos Pinhais, Campo Largo, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná e Itaperuçu os projetos estão em fase de elaboração.

Integração

Sob a responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão ligado à Secretaria Especial de Assuntos da Região Metropolitana, as obras visam mais conforto aos passageiros e circulação mais rápida das linhas. Porém, o principal objetivo do PIT não será concretizado. Ao menos, nesse primeiro momento.

Os dois novos terminais de Colombo, bem como o de Araucária, serão estações abertas, onde o usuário não fará integração gratuita com outras linhas.

Segundo o chefe de gabinete da Secretaria Especial de Assuntos da Região Metropolitana, Maffilon Astarita, não se podia aguardar soluções sobre a integração pois o orçamento das construções já estava liberado. "Para agilizar, iniciamos as obras e agora estudamos as possibilidades", afirma Astarita, acrescentando que a integração com Curitiba será discutida após o fim das obras.

A Urbs (empresa que gerencia o transporte em Curitiba) informa que o custo da integração com os novos terminais metropolitanos é de R$ 650 mil por mês. Em negociação com a Comec, a Urbs espera que os custos do projeto metropolitano sejam cobertos com recursos do orçamento estadual. Ainda segundo a Urbs, todos os custos do sistema são divididos entre os passageiros da Rede Integrada de Transporte (RIT) e novas despesas teriam impacto direto na tarifa.

Em contrapartida, o prefeito de Colombo, José Antônio Camargo, afirma que a prefeitura não tem condições de arcar com custos adicionais. Camargo diz ter procurado a Urbs e a Secretaria de Assuntos Especiais há pouco pois ainda não havia recebido informação sobre o gerenciamento dos novos terminais. "Estamos aguardando um pronunciamento da Comec, mas acredito que a integração deveria ser discutida desde o planejamento."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.