Os moradores de Curitiba que saírem da cidade de ônibus durante o feriado de Páscoa devem se prevenir para enfrentar a reforma do local e o movimento pelo menos duas vezes acima do normal. A estimativa da prefeitura é de que 65 mil pessoas embarquem de quinta (28) até domingo (31). Normalmente, o movimento é de 10 mil pessoas ao dia.
A maior concentração de passageiros deve acontecer na quinta-feira (28), quando 25 mil pessoas devem embarcar. Mas o movimento começa a aumentar já na quarta-feira, quando 14 mil pessoas devem embarcar nos ônibus estaduais e interestaduais. Para o sábado, a estimativa é de 10 mil embarques.
De quinta a domingo, 2,1 mil ônibus devem deixar Curitiba. Serão cerca de 150 ônibus a mais que em dias normais. Cerca de 40%, a maior parte dos passageiros, vai para o interior do Paraná. No total, 25% viajam para Santa Catarina, 15% vão ao Litoral paranaense e as viagens para São Paulo são responsáveis por 12% dos embarques.
As obras atuais no terminal não provocam novas mudanças em relação ao que já vinha ocorrendo desde o período do Carnaval. No bloco interestadual, que fica mais próximo da Avenida Affonso Camargo, ocorrem apenas os desembarques de todos os ônibus. Na ala estadual (fundos), estão todos os outros serviços, mas o acesso não pode ser feito pelas passarelas. Neste caso, será preciso contornar o prédio para ter acesso à parte de trás.
Estão no bloco estadual, por exemplo, os guichês de todas as empresas de ônibus, postos de fiscalização do DER, da Urbs e da Associação Nacional de Transporte Terrestes (ANTT). O posto da polícia também está neste local, assim como as lanchonetes, as áreas de espera, banheiros, caixas eletrônicos, lotérica e farmácia.
Trânsito e policiamento
Durante o feriado, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), vão fazer uma operação especial na região da Rodoferroviária. O acesso à parte interna do bloco dos fundos, onde antes ficavam vagas de estacionamento para compra de passagens, está bloqueado ao trânsito. Somente embarque e desembarque é permitido e os veículos devem retornar à Avenida Affonso Camargo.
A prefeitura informa que também solicitou um reforço no policiamento no entorno do terminal para inibir a ocorrência de roubos e furtos com o aumento do movimento no local. Outros quatro policiais vão incrementar o grupo de 18 agentes destacados para fazer a segurança da rodoviária.