Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Rodoferroviária terá movimento duas vezes maior durante a Páscoa

Os moradores de Curitiba que saírem da cidade de ônibus durante o feriado de Páscoa devem se prevenir para enfrentar a reforma do local e o movimento pelo menos duas vezes acima do normal. A estimativa da prefeitura é de que 65 mil pessoas embarquem de quinta (28) até domingo (31). Normalmente, o movimento é de 10 mil pessoas ao dia.

A maior concentração de passageiros deve acontecer na quinta-feira (28), quando 25 mil pessoas devem embarcar. Mas o movimento começa a aumentar já na quarta-feira, quando 14 mil pessoas devem embarcar nos ônibus estaduais e interestaduais. Para o sábado, a estimativa é de 10 mil embarques.

De quinta a domingo, 2,1 mil ônibus devem deixar Curitiba. Serão cerca de 150 ônibus a mais que em dias normais. Cerca de 40%, a maior parte dos passageiros, vai para o interior do Paraná. No total, 25% viajam para Santa Catarina, 15% vão ao Litoral paranaense e as viagens para São Paulo são responsáveis por 12% dos embarques.

As obras atuais no terminal não provocam novas mudanças em relação ao que já vinha ocorrendo desde o período do Carnaval. No bloco interestadual, que fica mais próximo da Avenida Affonso Camargo, ocorrem apenas os desembarques – de todos os ônibus. Na ala estadual (fundos), estão todos os outros serviços, mas o acesso não pode ser feito pelas passarelas. Neste caso, será preciso contornar o prédio para ter acesso à parte de trás.

Estão no bloco estadual, por exemplo, os guichês de todas as empresas de ônibus, postos de fiscalização do DER, da Urbs e da Associação Nacional de Transporte Terrestes (ANTT). O posto da polícia também está neste local, assim como as lanchonetes, as áreas de espera, banheiros, caixas eletrônicos, lotérica e farmácia.

Trânsito e policiamento

Durante o feriado, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), vão fazer uma operação especial na região da Rodoferroviária. O acesso à parte interna do bloco dos fundos, onde antes ficavam vagas de estacionamento para compra de passagens, está bloqueado ao trânsito. Somente embarque e desembarque é permitido e os veículos devem retornar à Avenida Affonso Camargo.

A prefeitura informa que também solicitou um reforço no policiamento no entorno do terminal para inibir a ocorrência de roubos e furtos com o aumento do movimento no local. Outros quatro policiais vão incrementar o grupo de 18 agentes destacados para fazer a segurança da rodoviária.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.