Por causa das obras de reforma do terminal, a Rodoviária de Curitiba vai passar por novas alterações a partir de hoje. A ala interestadual do terminal (bloco da frente) ficará reservada exclusivamente para os desembarques, e o setor estadual (bloco dos fundos) ficará com todos os embarques. Ou seja, a partir desta sexta e até o fim das obras, a rodoviária deixará de contar com blocos interestadual e estadual.
Segundo informa a prefeitura, a mudança que deveria ter sido colocada em prática já nesta segunda-feira foi adiada para depois do carnaval, pois é quando o movimento começa a ser normalizado.
Movimento
Entre a última sexta-feira (8) e domingo (10), foram registrados mais de 60 mil embarques e, entre terça (12) e quarta-feira (13), ocorreram aproximadamente 55 mil desembarques. O fluxo normal é de 10 mil embarques e 10 mil desembarques.
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Como fica
Foram alterados os locais de embarque e desembarque e os acessos para carros e pedestres:
- Guichê de Informações: continua na entrada da Rodoviária para quem atravessa a Avenida Presidente Affonso Camargo, no semáforo em frente do Mercado Municipal.
- Desembarques: passam a ser feitos no bloco da frente (ala interestadual), tanto para quem chega de outros estados quanto para quem vem do interior do Paraná.
- Embarques: serão realizados no bloco dos fundos (setor estadual), tanto para quem viaja para outras cidades do Paraná quanto para quem embarca para outros estados.
- Passagens: os guichês de todas as empresas ficam no bloco dos fundos.
- Carros: o trânsito está bloqueado a partir da trincheira da rodoviária, que dá acesso à parte interna da ala estadual. Veículos particulares só podem parar alguns minutos para embarque e desembarque no início da ala estadual. As opções são estacionamentos pagos (R$ 4 a hora ou R$ 3 por meia hora) ou ruas e estacionamentos do entorno.
- Pedestres: o acesso para quem chega pela travessia da Avenida Presidente Affonso Camargo é feito exclusivamente pela lateral do bloco da frente. Alguns canteiros foram retirados do jardim permitindo que as pessoas cortem caminho entre as calçadas. Pedras de brita foram espalhadas nesses trechos para evitar a lama em dias de chuva. As rampas estão sendo reformadas, o que impede a travessia.
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