Mais de 78,5 mil pessoas podem ficar sem água em São José dos Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O motivo é o rompimento de adutora de aço de 400 mm, que transporta água tratada. O acidente aconteceu no ponto onde a rede passa por cima do Rio Iguaçu, embaixo da ponte, na BR-277, sentido São José dos Pinhais-Curitiba.
Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, a chuva pode ter provocado a erosão da passarela, onde estava fixada a tubulação de água. A chuva arrastou a passarela de pedestre, embaixo da ponte do Rio do Iguaçu, desestabilizando a adutora de água tratada, que rompeu em dois pontos. A Sanepar informou ainda que a passarela precisará ser totalmente reconstruída e a tubulação agora será fixada na ponte. O acidente aconteceu por volta das 5 horas desta terça-feira (17) . Os trabalhos de manutenção iniciaram às 6h30, segundo a Sanepar.
O conserto deve demorar 24 horas e pode afetar o abastecimento dos moradores dos bairros Jardim Ipê e Santa Fé, em São José dos Pinhais, e em Guarituba Redondo, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Dependendo do período necessário para o conserto, outras áreas poderão ser afetadas. Os serviços não afetam o tráfego de veículos e equipes da Sanepar já estão trabalhando no local. Em função da complexidade, o conserto pode levar até 24 horas. Ainda segundo a Sanepar, não é possível prever qual o horário da normalização.
A Sanepar e a Associação Brasileira de Normas Técnicas recomendam a instalação de reservatórios (caixa d’água) nas residências, para abastecer o imóvel por 24 horas.
Para informações e atendimentos os usuários devem entrar em contato pelo 0800 200 0115, ou pelo site www.sanepar.com.br.
Ponta Grossa
A região do Rio Verde, em Ponta Grossa, também passa por problemas de abastecimento de água desde a manhã de terça-feira (17). Segundo a Sanepar, com o aumento da vazão registrado desde o último domingo (15), pontos frágeis da tubulação tendem a se romper, ocasionando vazamentos pontuais. Para efetuar o conserto, é necessário interromper o fornecimento de água nas vilas San Martin, Panamá, Lagoa Dourada, Londres e Padre Roque. O rompimento afeta em torno de 3 mil ligações.
A regularização do abastecimento será de forma gradual, com previsão de normalização ainda no decorrer da noite desta terça-feira.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora