Uma celebração no próximo dia 8 de março, no clube Curitibano, irá marcar os 80 anos do Rotary Club de Curitiba, que deu origem a outros 30 grupos na capital paranaense. Os Rotary Clubs são conhecidos por seus trabalhos filantrópicos e de ação social. Ontem, a Gazeta do Povo mostrou o trabalho de um deles, o Rotary Club Curitiba Fraterna, onde atua o governador-assistente do distrito 4730 que também comemorará o aniversário no evento. O engenheiro mecânico Eri Luis Kunrath, presidente do Rotary pioneiro na capital paranaense, fala sobre a festa:
Como estão os preparativos?
Todas as atrações estão encaminhadas. Teremos jantar, show de humor e baile. Os convites estão sendo adquiridos não só pelos associados, mas por amigos que interagem com o Rotary e acabam se juntando na comemoração. Todo o nosso funcionamento se baseia na amizade. Será uma comemoração de toda a comunidade.
Quais os pontos mais importantes dos 80 de história do Rotary Club de Curitiba?
Entre seus membros fundadores, temos vários nomes de rua, como Clotário Portugal e Ermelino de Leão, entre outros. No início, os rotarianos contribuíram para viabilizar o início de vários projetos que acabaram se tornando vitais para a cidade. O Hospital Erasto Gaertner é um exemplo disso.
Daqui para a frente, o clube visualiza uma expansão ainda maior?
O Rotary evolui proporcionalmente ao aumento das cidades. O primeiro clube brasileiro surgiu 90 anos atrás, no Rio de Janeiro. Nós (Curitiba) somos o sexto do país. O de Joinville foi derivado do nosso, cerca de duas décadas depois. E o mais recente que ajudamos a fundar foi o de Campo Largo Centro, quatro anos atrás.