O surto de rotavírus em Campo Mourão, região Centro-Oeste do estado, está controlado e o número de casos diminuiu. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Secretaria de Saúde da cidade. O surto da doença foi descoberto em uma creche de no início de junho.

CARREGANDO :)

Em um levantamento realizado na semana epidemiológica do município, de 4 a 8 de julho, foram descobertos 60 casos. Já no período de 11 a 15 desse mês o número caiu para 57 casos. Os focos foram localizados e a Secretaria de Saúde está trabalhando para reduzir ainda mais o número de casos.

Segundo o responsável pelo setor de epidemiologia, Jefferson Nery Correia, após a descoberta dos casos que ultrapassaram a média registrada (que era de 12 por mês), foram realizadas visitas em creches e em casas de crianças infectadas com o rotavírus. Os agentes orientaram professores e pais sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão. "O vírus é decorrente do inverno onde há um aglomerado de crianças sendo transmitido pelo contato da criança com as fezes", explica Correia.

Publicidade

Ele acredita que por meio das medidas de controle que estão sendo intensificadas, a tendência é de queda nos registros da semana epidemiológica que será encerrada na próxima sexta-feira. "Com a orientação que está sendo dada aos pais e professores, o normal é que diminua os casos de infecção pelo vírus".

O rotavírusA infecção causada pelo rotavírus pode causar, desde uma diarréia simples até uma grave desidratação, febres e vômitos. "Os pais devem procurar um posto de saúde se houver qualquer sinal desses sintomas", orienta Correia.

A transmissão acontece por via fecal-oral, por água ou alimentos, pessoas e objetos contaminados. Além disso, por secreções respiratórias, (até um simples espirro) o que pode facilitar a propagação da doença.