A busca on-line por atividades de lazer tornou-se tão popular que sair de casa sem consultar um guia ou roteiro na internet é quase um tiro no escuro. Afinal, como ir ao cinema sem conhecer a avaliação do público e da crítica sobre os filmes em cartaz? Como escolher um restaurante japonês sem saber um pouco mais do cardápio, que cartões de crédito aceita e a que horas fecha?
De acordo com uma pesquisa do instituto Pew Internet & American Life Project, 73% dos internautas usam a grande rede para acessar informações a respeito de filmes, bares, restaurantes, parques, museus e bibliotecas. Não é à toa que o Portal RPC (www.rpc.com.br) recebe 222 mil cliques por semana na seção "Guias e Roteiros". "Informações sobre cinema são um dos carros-chefes do nosso site", conta o coordenador de operações na web da Rede Paranaense de Comunicação, Adriano Brandão. "Tirando buscas com palavras como RPC, Gazeta do Povo e TV Paranaense, o termo cinema é campeão em direcionar internautas para dentro do portal a partir do Google", completa.
A mudança radical que o Portal RPC atravessou durante o último ano incluiu a seção de serviços. Cerca de 500 restaurantes, 100 lanchonetes e cafés, 300 bares e 50 salas de cinema, além de todos os teatros, casas de shows e museus (com suas respectivas programações), de Curitiba e das principais cidades do Paraná, estão listados ali. Além disso, dentro de duas semanas, os usuários poderão conferir o guia oficial da Fudanção Cultural de Curitiba (FCC) a partir do "Guias e Roteiros" do portal. "Vamos melhorar bastante a seção, e mais novidades vão surgir nos próximos meses", adianta o diretor da unidade de negócios de internet da RPC, Denilson Farias.
Em fevereiro, a edição digital da Gazeta do Povo ou Gazeta do Povo Online (www.gazetadopovo.com.br) , o principal canal do Portal RPC, estreou sua cara atual. Dentre as novidades apresentadas na ocasião estavam mais conteúdo atualizado minuto a minuto, o emprego de áudio e vídeo para complementar matérias escritas e a tecnologia RSS (que permite a recepção automática de notícias via internet).
Logo depois foi a vez de o Portal RPC como um todo desvincular-se do provedor de internet Onda e oferecer novidades, como o site de pesquisa de preços Shopping, a parceria com o Google para as buscas, e uma seção de Guias e Roteiros mais organizada e completa. "Trabalhamos para nos fortalecer e termos uma presença atualizada na internet. O resultado já aparece, com 16 milhões de visitas mensais ao portal", complementa Farias. Esse movimento representa um crescimento de mais de 25% em um ano, com mais de 500 mil visitantes únicos ao mês, segundo o Instituto Marplan. A resposta da audiência é refletida pela receita publicitária do site, que aumentou 43% no período.