A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) começa nesta segunda-feira (19) o projeto 'RPC Cidadania' para ajudar o eleitor a votar com consciência, escolhendo os melhores candidatos nas próximas eleições, aqueles realmente sérios e comprometidos com as necessidades da população.
Em outubro, os brasileiros vão às urnas para decidir quais serão os novos administradores e também os responsáveis por fazer as leis do país e dos estados nos próximos anos. Teremos eleição para presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
O projeto, segundo reportagem do ParanáTV deste sábado, foi idealizado em conjunto com Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Portal OndaRPC e Rádio 98FM e em parceria com faculdades e Universidades regionais. O objetivo maior vai ser conscientizar o eleitorado do estado sobre a necessidade de votar escolhendo os candidatos realmente melhores para o povo e o país. Isso vai ser feito por meio de uma votação sobre as qualidades e os problemas de um parlamentar.
Durante dois meses, uma urna eletrônica vai percorrer onze cidades coletando votos da população, num esquema muito semelhante ao da promoção RPC nos Bairros.
A urna foi preparada para três telas de votação:
1 - Eu voto em deputado que é:
- Honesto- Trabalhador- Defende a região- Não muda de partido- Não contrata parentes - Não é assistencialista (troca voto por dinheiro, cadeira de roda, etc)
2 - Eu NÃO voto em deputado que é: - Desonesto- Preguiçoso- Não defende a região- Troca muito de partido- Contrata parentes- Troca voto por dinheiro, cadeira de rodas, etc. (Em cada uma dessas duas telas, o eleitor escolherá duas alternativas)
3 - Eu me lembro em quem votei na eleição passada:
Para Deputado Federal SIM/NÃOPara Deputado/Estadual SIM/NÃO
O projeto RPC Cidadania vai durar oito semanas. A urna eletrônica vai percorrer vários bairros da cidade, começando e terminando na Boca Maldita, no Centro de Curitiba.
O roteiro em Curitiba é o seguinte:
- 19 a 24 de junho Boca Maldita- 26 de junho a 01 de julho Terminal do Pinheirinho- 3 a 8 de julho Terminal da Fazendinha- 10 a 15 de julho Terminal do Boqueirão- 17 a 22 de julho Terminal do Hauer- 24 a 29 de julho Praça Rui Barbosa- 31 de julho a 5 de agosto Terminal Guadalupe- 7 a 12 de agosto Boca Maldita
Alunos de jornalismo da Unicenp vão ficar responsáveis pela operação da urna e atendimento ao público em Curitiba.
No interior do estado, o cronograma é o seguinte:
- 19 a 24 de junho Ponta Grossa (no terminal central)- 26 de junho a 01 de julho Guarapuava e Pato Branco- 3 a 8 de julho Cascavel- 10 a 15 de julho Foz do Iguaçu- 17 a 22 de julho Paranavaí e Umuarama- 24 a 29 de julho Maringá e Campo Mourão- 31 de julho a 5 de agosto Londrina
Antes que a urna deixe uma dessas cidades e seja levada a outra, a população será informada dos detalhes.
Veja na reportagem em vídeo como vai funcionar a urna eletrônica
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora