• Carregando...

Resgatar a identidade cultural paranaense e, ao mesmo tempo, estimular o mercado de produções cinematográficas no estado. Essas são as principais metas do concurso "Produz Histórias Paraná", da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que selecionou duas produtoras do estado para filmar 24 episódios sobre contos, histórias populares, costumes e personagens do Paraná. As vencedoras são as empresas curitibanas Realiza Vídeo e Graphismo.

As duas produtoras serão contratadas e os vídeos elaborados por elas apresentados no quadro "Casos e Causos da Nossa Gente", que fará parte de um programa semanal, nas noites de domingo, a ser lançado pela RPC ainda no primeiro semestre deste ano. "Além da produção, você resgata a cultura paranaense e dá espaço à dramatização, envolvendo todos os elementos da produção cinematográfica, como cenografia, roteirização, iluminação", comenta o diretor corporativo de Marketing da RPC, Rogério Mainardes.

Ao todo, 22 produtoras paranaenses de Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Foz do Iguaçu e Curitiba participaram do concurso. Com base no conto "Dinheiro na Cueca", do escritor londrinense Domingos Pellegrini, as concorrentes elaboraram roteiros para a produção de vídeos. Uma comissão da RPC selecionou seis trabalhos que passaram pelo crivo de uma equipe externa formada por diretores das emissoras de televisão IPTV Campinas, RBS, Anhangüera e Bahia, além da atriz Irene Ravache e do artista plástico Elifas Andreato.

Entre os critérios de avaliação estavam a criatividade, a capacitação técnica, a fundamentação do roteiro e a valorização da obra. Foram classificadas três finalistas para produzirem os vídeos com o auxílio financeiro da RPC. A terceira colocada foi a Filmcenter. "O concurso foi surpreendente. O nível de qualidade da produção paranaense poderá ser conferido pelos telespectadores da RPC-TV em breve. Com isso, a RPC responde a uma expectativa de autoconhecimento dos paranaenses", afirma Mainardes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]