A partir desta quarta será a vez da Marechal Deodoro ter faixa exclusiva para ônibus. Na foto, a faixa da Rua XV de Novembro| Foto: Marcelo Andrade/Marcelo Andrade / agencia de not

A partir das 10 horas desta quarta-feira (25) começa a funcionar a terceira faixa exclusiva para ônibus no trânsito de Curitiba. O trecho será inaugurado na Rua Marechal Deodoro, no centro de Curitiba, entre as ruas João Negrão e Alameda Doutor Muricy. No último dia 17 de março, a prefeitura da capital inaugurou a faixa exclusiva da Rua Desembargador Westphalen.

CARREGANDO :)

Na Marechal Deodoro, vão passar pelo trecho 13 linhas de ônibus: Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto. Essas linhas transportam, segundo a prefeitura, 30 mil passageiros. A velocidade máxima permitida na faixa será de 40 km/h.

Com a alteração na via, os demais veículos poderão circular somente nas outras três faixas. Os motoristas que precisarem fazer a conversão à direita na Rua Marechal Deodoro para acessar a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Marechal Floriano Peixoto poderão entrar na faixa exclusiva nos trechos pintados com linhas pontilhadas no chão.

Publicidade
Outras faixas

Na Rua Desembargador Westphalen, são 700 metros da pista que ficam para uso somente dos ônibus. De acordo com a prefeitura, 20 linhas passam pela via e transportam 70 mil passageiros: Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.

A primeira faixa exclusiva foi inaugurada em julho de 2014, na Rua XV de Novembro. Em entrevista durante a inauguração da faixa na Rua Desembargador Westphalen, o prefeito Gustavo Fruet disse que a prefeitura tem a intenção de implantar novos trechos de circulação restrita para ônibus nos próximos meses.