O pedestre ganhou um espaço especial no coração de Curitiba. Há dez dias foi eliminada uma vaga de estacionamento na Rua Riachuelo, no Centro da cidade, para abrigar um parklet – estrutura propícia para o descanso e convivência, com bancos em forma de escadaria. O projeto, desenvolvido por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi batizada de Vaga Viva pela prefeitura, que pretende regularizar o espaço e implantá-lo em vários pontos da cidade.
A Vaga Viva nasceu no curso de Design da UTFPR mas teve a participação de alunos de outros cursos, como de Mecânica. Segundo a professora Jusmeri Medeiros, há dois anos passou-se a trabalhar questões urbanas na disciplina de Sistemas de Design. “Começamos numa disciplina a desenvolver o projeto, mas foram apenas quatro meses, insuficientes. Por isso abri um projeto de extensão e com mais quatro meses conseguimos finalizar”, explica. Para ter viabilidade, o grupo buscou parcerias para obter os materiais e o paisagismo, com as empresas Madeplast e Esalflores.
Durante o curso, os alunos montaram parklets provisórios nas imediações da UTFPR para avaliar a receptividade do público. “Os motoristas sempre se queixam, mas a avaliação de quem usa é positiva”, afirmou Jusmeri. Os estudantes também se dizem muito satisfeitos com a intervenção no centro. “Eu me orgulho muito por ter participado de um projeto que transformou uma vaga de um único carro em um espaço de convívio público”, disse Fernanda Machoseki, aluna do curso de Design.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Vínculo empregatício com APPs deixaria 905 mil sem trabalho e tiraria R$ 33 bi do PIB, diz estudo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora