Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Rua XV de Novembro ganhará árvore de 12 metros de altura

Estrutura será montada com quatro mil garrafas plásticas | Reprodução/SMCS
Estrutura será montada com quatro mil garrafas plásticas (Foto: Reprodução/SMCS)

Começou a ser montada na manhã desta segunda-feira (1º) uma árvore de 12 metros de altura, toda feita de material reaproveitado, no calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao cruzamento com a Rua Monsenhor Celso, no Centro de Curitiba. Segundo a prefeitura, a Árvore de Cristal, como é chamada, deve ser inaugurada na próxima quarta-feira (3).

A estrutura será construída com quatro mil garrafas plásticas, que conterão água ou líquidos coloridos. A idéia é que a incidência de luzes sobre as garrafas crie um efeito luminoso por toda a estrutura e entorno da árvore. O efeito cristal será ampliado por microlâmpadas instaladas em guirlandas e enfeites.

De acordo com a prefeitura, o material para montagem da árvore foi recolhido e preparado por famílias atendidas nos 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Fundação de Ação Social (FAS). As garrafas foram retiradas de rios, terrenos baldios e áreas públicas da cidade. Cada entidade contribuiu com cerca de 120 garrafas limpas, sem rótulos, sem cola e com tampa. Algumas garrafas foram recordadas para enfeitar a estrutura de ferro.

As guirlandas foram feitas por 40 adolescentes participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de Curitiba. Também trabalharam nas etapas iniciais da construção da grande árvore e dos enfeites idosos que são atendidos em sete Centros de Atendimento ao Idoso (CATIs).

O projeto é assinado pelo arquiteto Fernando Canalli e conta com o apoio da Spaipa S/A – Indústria Brasileira de Bebidas. Até o Natal, o projeto estará aberto para receber apoio e patrocínio. A renda será destinada para ações voltadas ao atendimento de instituições e programas sociais coordenados pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.