Doze novos radares de trânsito foram ligados à zero hora de hoje em Curitiba. Além de flagrarem o excesso de velocidade, oito deles também estão preparados para registrar avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e conversões proibidas. Por enquanto, apenas a fiscalização do excesso de velocidade está ativada. Com a entrada em operação dos novos equipamentos, chega a 79 o total de radares na capital.
A Urbs, empresa que gerencia o transporte na cidade, informou que todos os radares em funcionamento estão sinalizados e foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Os novos equipamentos começaram a ser instalados no início de abril. Depois que todo o processo de implantação for concluído, a cidade terá 140 radares. A previsão inicial era que todos estariam funcionando até o fim de junho.
De acordo com a Urbs, todos os antigos radares foram desligados no dia 2 de abril, com o fim do contrato anterior com a empresa Consilux. Dos novos equipamentos, 69 serão instalados em locais diferentes e 71 vão funcionar próximos a pontos antigos. A Urbs informou que todos os radares antigos já foram retirados da cidade. Os 140 novos equipamentos substituem os 110 radares instalados em 1999.
Contratos
A substituição dos aparelhos antigos está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux. Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação.
Veja no mapa a localização aproximada de todos os radares instalados em Curitiba
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora