Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dia Munidial Sem Carro

Ruas do Centro de Curitiba ficarão bloqueadas no dia 22

Alunos de escolas municipais participam das atividades do Dia Sem Carro em Curitiba | SMCS
Alunos de escolas municipais participam das atividades do Dia Sem Carro em Curitiba (Foto: SMCS)

Várias vias da região central de Curitiba serão fechadas ao tráfego de automóveis no próximo dia 22, quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro. Ficarão bloqueadas a Avenida Marechal Deodoro, entre a Rua João Negrão e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, e os acessos à Praça Tiradentes e à Rua Barão do Rio Branco, entre o Paço Municipal e a Rua André de Barros. Somente ônibus, bicicletas, pessoas a pé e veículos de serviços essenciais e de emergência terão acesso aos trechos interditados.

No lugar de carros, essas ruas receberão exposições, feiras, brincadeiras, atrações artísticas, entre outras atividades. A ideia, segundo a prefeitura de Curitiba, é incentivar o curitibano a deixar o carro em casa e criar debate e reflexão sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes.

Conforme dados divulgados pela prefeitura, Curitiba tem um dos mais altos índices de motorização do país – um carro para cada 1,67 habitantes. Entre 1999 e 2008, o número de automóveis em Curitiba passou de 684.212 para 1.097.830, enquanto a população estimada da cidade passou de 1.578.396 para 1.828.092. Ou seja, em uma década, a frota aumentou em 413.618 carros (60,4%) e a população em apenas 249.696 habitantes (15,8%).

A programação do Dia Sem Carro em Curitiba está sendo montada pela administração municipal, por meio da Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs) e de quase todas as secretarias municipais. O movimento conta com a participação da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), da Fundação O Boticário, do Clube de Criação do Paraná e do Grupo Transporte Humano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.