Um encontro de pessoas ruivas aconteceu na tarde deste domingo (30), no Parque Barigui, em Curitiba. O grupo se reuniu em frente à Casa Amarela, na entrada da Avenida Candido Hartmann, e passou parte da tarde no parque. O evento já está na 5ª edição e tem o objetivo de reunir quem possui o vermelho como a cor natural dos cabelos.
A organização é do movimento "Ruivos Mania", que esperava a presença de 90 pessoas - o número de participantes do grupo no Facebook. Mas, segundo a organizadora do encontro, a estudante de Educação Física Juliane Dill, apenas 21 compareceram.
De acordo com ela, a ideia é fazer os participantes trocarem experiências em um dia de conversas descontraídas. "É difícil encontrar mais que um ruivo natural na rua. Hoje é um dia para a gente falar sobre apelidos e jogar conversa fora", diz.
Juliane destacou como positiva a presença de muitas caras novas no evento e disse que, ainda este ano, o grupo deve se reunir novamente, ainda sem data ou local definidos.
Sobre apelidos, a ruiva auxiliar de cabeleireiro Nubia Rosy, diz que o fato de ser chamada de "cabeça de fósforo" e "água de salsicha" por colegas de escola não é a única lembrança que tem pelo fato de ter os cabelos vermelhos. "Até aos 13 anos, eu acreditava que era adotada, porque sou a única ruiva da família. Minha mãe me mostrava fotos dela grávida e de quando eu ainda era bebê, mas eu tinha uma certeza de que não era filha biológica dos meus pais", recorda.
O primeiro encontro foi promovido no final de 2011, no Jardim Botânico. Outras edições também já aconteceram na Praça do Japão e no Parque Barigui. Não há uma periodicidade para a realização dos eventos. Assim como em outros lugares do mundo, os ruivos se reúnem conforme critérios de cada organização.
Veja mais fotos do encontro
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora