Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha

Sábado é dia de tomar a vacina contra a poliomielite

Pelo menos 920 mil crianças de zero à cinco anos devem ser vacinadas contra paralisia infantil, no próximo sábado, em todo Paraná. Serão mais de oito mil postos de saúde envolvidos na campanha. O horário de atendimento será das 8 às 18 horas nas unidades de saúde de cada cidade e também em alguns locais como shoppings, parques e supermercados.

Para atingir o objetivo da campanha, serão distribuídas mais de 1,5 milhão de doses. Só em Curitiba, a previsão é vacinar mais de 116 mil. A campanha contra a poliomielite é dividida em duas etapas. A primeira acontece neste sábado e a próxima no dia 25 de agosto.

Crianças maiores de cinco anos não precisam receber a vacina, porque já estão imunes da doença. As menores devem receber a dose mesmo que não tenham sido imunizadas nos anos anteriores. Os pais devem levar consigo a carteirinha de vacinação de seus filhos para a atualização dos dados.

A poliomielite foi erradicada no Paraná desde 1986 e em Curitiba ela foi excluída um ano antes. No Brasil, o último caso de paralisia infantil aconteceu em 1989. Porém, existem ainda pelo menos quatro países onde o vírus se reproduz e mais 17 que tiveram casos de poliomielite importados de outras regiões.

A doença é transmissível e quando a pessoa é contaminada pelo vírus, normalmente ele ataca o aparelho digestivo onde ocorrem as infecções. Parte das pessoas contaminadas também pode ter o sistema nervoso abalado. Neste caso, ocorre a paralisia primeiramente dos membros inferiores e depois dos superiores. Serviço: Em Curitiba, a vacinação será aplicada em locais tradicionais como na Rua XV de Novembro. No shopping Mueller, o atendimento será realizado das 10 às 18 horas. Informações sobre os locais de vacinação pelo telefone 156.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.