São Paulo A consultoria Céleres aumentou em 2,7% a estimativa de produção brasileira de soja na safra 2006/07, de 54,51 milhões para 55,98 milhões de toneladas. O volume é 1,2% maior do que o da safra anterior.
O aumento na estimativa deve-se ao clima favorável ao desenvolvimento da safra durante o mês de dezembro e ao aumento de 1% (197 mil hectares) na estimativa de área plantada, que passou para 20,616 milhões de hectares. Este incremento deve-se à alta das cotações da soja na bolsa de Chicago entre novembro e dezembro, que incentivou os produtores a dedicar mais espaço para o grão.
A consultoria estima produtividade em 2.715 quilos de soja por hectare, um crescimento de 9,4% sobre a safra passada e de 1,7% sobre a estimativa anterior, divulgada em dezembro. A Céleres observa que esta é a primeira estimativa de produtividade que incorpora observações feitas no campo.
No quesito demanda, a Céleres aumentou a estimativa de esmagamento para 28,2 milhões de toneladas na safra 2006/07, 200 mil t de aumento com relação ao número de dezembro.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora