Clima bom
Para o início da primavera, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, neste fim de semana o clima deve ficar estável em todo o estado, com o amanhecer com temperaturas amenas e com aumento durante a tarde. De acordo com o instituto, a mínima deve ser de 11°C e a máxima, de 23°C em Curitiba. Um novo sistema de baixa pressão já se forma na região sobre o Mato Grosso do Sul e Paraguai e deve mudar o clima no Paraná a partir da semana que vem.
Serviço
Veja a agenda da cidade:
Hoje
Dia Mundial sem Carro
Na Avenida Cândido de Abreu, das 7 às 17 horas
Marcha das 2012 Bicicletas
Da Pç. Santos Andrade ao Centro Cívico saída às 18 h
Marcha do 2.º Dia Mundial Contra a Crueldade e a Exploração Animal
Da Praça Santos Andrade à Boca Maldita saída às 15h30
Amanhã
Caminhada do Coração
Da Praça do Japão ao Parque Barigui saída às 9 h
Hoje e amanhã
22.º Haru Matsuri: No MON, Entrada franca 11 às 21 h hoje, e 11 às 17 h amanhã
100.ª Exposição de Orquídeas: Saguão do Palácio Iguaçu, entrada franca, das 9 às 20 horas (hoje) e das 9 às 18 h (amanhã)
Amanhã, na RMC
Caminhada pela Sustentabilidade
Saída do Parque São José dos Pinhais, das 9 às 12 horas
O fim de semana que marca a chegada da primavera no Hemisfério Sul tem uma agenda repleta de atividades em Curitiba. Ironicamente, a previsão do Instituto Simepar é de que a temperatura caia em relação aos últimos dias de inverno. Com tempo nublado e temperatura máxima de 23ºC, o curitibano poderá curtir uma programação que tem como destaques o Dia Mundial sem Carro, a Caminhada do Coração e o Haru Matsuri.
Para a celebração do Dia Mundial sem Carro, a Avenida Cândido de Abreu será fechada hoje para circulação de carros, das 7 às 17 horas. O trecho interrompido vai desde a Praça Nossa Senhora da Salette, em frente do Palácio Iguaçu, até a Rua Heitor Stockler de França, uma quadra antes do Shopping Mueller. A ideia é transformar a avenida em uma feira de serviços da prefeitura. Entre as atrações, estão um estande para confecção de cartão transporte, feira de adoção de animais, oficinas de artesanato, atividades esportivas, shows, eventos culturais e praça de alimentação.
Paralelamente ao evento da prefeitura, está programada a Marcha das 2012 Bicicletas, também para marcar o Dia Mundial sem Carro. Os participantes saem da Praça Santos Andrade, às 18 horas, em direção ao Centro Cívico. O objetivo da Marcha é promover a maior Bicicletada já registrada no Brasil, superando o recorde de 2 mil ciclistas da Massa Crítica de Porto Alegre, durante o Fórum Mundial da Bicicleta, em fevereiro deste ano. O Dia Mundial sem Carro é comemorado desde 1998, sempre no dia 22 de setembro. Atualmente, atinge mais de 300 cidades no mundo.
Comida japonesa
Hoje e amanhã, realiza-se no Museu Oscar Niemeyer (MON) o 22.º Haru Matsuri, festival de tradição japonesa que marca a chegada da primavera. A entrada é franca. Entre as atrações do festival, show de karaoke, artes marciais, danças e execução de taiko, os tambores japoneses. A praça de alimentação funciona durante todo o evento.
Amanhã, são esperadas 15 mil pessoas para a Caminhada do Coração, que busca incentivar a prática de atividades físicas e combater o sedentarismo, um dos fatores de risco para doenças coronárias. A caminhada começa às 9 horas, com um percurso de 4,5 km que vai da Praça do Japão até o Parque Barigui.
Completam a programação do fim de semana em Curitiba a marcha do 2.º Dia Mundial Contra a Crueldade e a Exploração Animal e a 100.ª Exposição de Orquídeas da Associação Paranaense dos Orquidófilos, que ocorre no saguão térreo do Palácio Iguaçu.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião