Como a gripe A é transmitida?
O vírus H1N1 é transmitido facilmente por meio da emissão de gotículas pela tosse ou espirro da pessoa contaminada. Dessa forma, o vírus pode circular pelo ar ou ficar em objetos.
Como prevenir a doença?
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; manter os ambientes sempre bem ventilados; evitar aglomerações. Atenção: o uso do álcool gel não dispensa a lavagem das mãos com água e sabão.
Quais os sintomas da gripe H1N1?
Febre acima de 38°, tosse, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço e dor de garganta.
O que fazer ao detectar os sintomas?
Não se automedicar e procurar imediatamente atendimento médico no sistema de saúde.
A gripe AH1N1 mata mais do que outras gripes?
Qualquer gripe pode matar se não houver o tratamento adequado. Porém, o H1N1 agrava o quadro da vítima mais rapidamente e suas complicações, como a pneumonia viral ou doenças preexistentes, podem levar à morte. Gestantes, idosos, gestantes, obesos, crianças menores de 5 anos e pessoas com doenças crônicas são considerados mais suscetíveis às complicações da gripe. Nesta quinta-feira (7), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de duas pessoas, ambas gestantes, em decorrência da H1N1.
Existe vacina contra gripe A disponível na rede pública de saúde?
A campanha de vacinação deste ano começa no dia 25 de abril no Paraná. Como em anos anteriores, ela irá abranger somente o chamado grupo de risco, que inclui pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças que entre seis meses e cinco anos, gestantes e indígenas. Em alguns laboratórios particulares, já é possível tomar a vacina. Mas, como a procura tem sido intensa, em alguns locais elas se esgotaram.
Todos podem tomar a vacina?
No geral, não há contraindicação para a vacina.
Quem tomou vacina no ano passado precisa tomar de novo?
Sim. A vacina é atualizada todos os anos. Além disso, a vacina garante, em média, imunidade por até 12 meses.
Existe diferença entre a vacina distribuída pelo SUS e a que está disponível nas clínicas particulares?
O SUS utiliza apenas a vacina trivalente – que tem duas cepas de influenza A e uma cepa da influenza B. Em algumas clínicas particulares, desde o ano passado, é possível encontrar a tetravalente, que possui uma cepa a mais da influenza B. Mas infectologistas afirmam que essa cepa adicional não tem se mostrado essencial para a proteção contra a gripe.
Assim que tomei a vacina estou imunizado?
Não. O corpo demora cerca de 15 dias para responder à vacina e garantir imunidade.
A vacina pode causar gripe?
Não. em algumas pessoas, pode haver uma reação do sistema imunológico que acaba se confundindo com os sintomas da gripe. Mas a vacina não causa a doença.