A baleia jubarte encontrada morta na orla da praia em Pontal do Paraná na quarta-feira (1) foi enterrada pela prefeitura do município. O enterro aconteceu ainda na quarta-feira, na zona de restinga da praia do balneário Vila Nova, entre Pontal do Sul e Atami, cerca de 2 quilômetros distante do local onde o animal foi encontrado. Também participaram da ação representantes do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR.
Para ser enterrada, a baleia, que tinha cerca de dois anos e media aproximadamente 7 metros, foi cortada em pedaços. O corte do animal foi realizado por pesquisadores do CEM, que também recolheram amostras biológicas para ajudar a determinar a causa da morte da baleia. Representantes do CEM informaram ainda que, com o enterro, o animal entra novamente no ciclo biológico marinho e que urubus e caranguejos devem se encarregar de comer o restante da carcaça.
Explosão
A rápida ação para dispor da carcaça da baleia evitou o risco de o animal explodir – naturalmente ou ao ser cortado para ser enterrado, o que acontece devido ao acúmulo de gases resultantes da decomposição do animal dentro dele. Foi o caso da baleia cachalote encontrada morta em 2013 nas Ilhas Faroé, que pertencem à Dinamarca. Na ocasião, o biólogo responsável por fazer o corte da baleia, que estava em decomposição há alguns dias, é surpreendido pela explosão do animal no momento do corte. O momento está registrado em vídeo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião