Por causa do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo, marcado para começar às 15h30, diversos estabelecimentos comercias, bancos, agências dos Correios e outras instituições públicas liberaram os funcionários mais cedo para acompanhar a partida.
Como conseqüência, por volta das 14h40, o trânsito nas ruas centrais de Curitiba apresentava movimento semelhantes aos horários de rush. Nas vias próximas à Rodoferroviária e em outras ruas com grande fluxo de veículos como as avenidas Visconde de Guarapuava, Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto, os motoristas tiveram que ter paciência, pois o tráfego fluía lentamente.
Apesar do trânsito movimentado, o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran) e a Diretoria de Trânsito (Diretran) da capital não haviam registrado nenhuma ocorrência grave. Agentes foram deslocados principalmente para a região da Boca Maldita, onde foi montado um telão para a população assistir ao jogo.
Ônibus
Neste horário, o movimento em praças que servem de parada final para ônibus do transporte coletivo, como a Rui Barbosa e a Carlos Gomes, também era intenso. A maioria estações-tubo do Centro da cidade estava cheia.
Desde as 14 horas até próximo ao horário da partida, cerca de 350 ônibus ônibus foram colocados à disposição em um reforço no transporte coletivo. Durante o jogo e intervalo, as linhas continuam funcionando nos horários normais.