Apesar de pelo menos 300 mil pessoas terem deixado Curitiba durante o feriado prolongado, a média de consumo diário de água na capital paranaense caiu de 380 mil metros cúbicos para 372 mil metros cúbicos. Uma queda de apenas 3,2% no consumo. "Realmente foi uma queda muito pequena pela quantidade de pessoas que passaram o feriado fora de Curitiba. Provavelmente quem ficou gastou um pouco mais. As pessoas podem ter aproveitado o feriado para lavar mais roupas e limpar a casa", explica Paulo Raffo, gerente de produção da Sanepar.
Por conta disso, os reservatórios de Piraquara e Iraí estão trabalhando com as barragens abertas. "Sempre que é possível, garantimos o abastecimento utilizando apenas as bacias incrementais e os rios para manter o nível dos reservatórios. Mas não é o caso agora." O levantamento da Sanepar mostra que Piraquara está com 6,21 metros abaixo do seu nível normal e Iraí com 4,13 metros abaixo.
Somados, os dois reservatórios estão trabalhando com apenas 29,2% do volume disponível. O reservatório de Passaúna é o menos afetado pela estiagem: está com 0,91 metro abaixo de seu nível normal.
Se o consumidor não colaborou, o tempo também ajudou pouco. A frente fria que passou pela cidade não trouxe a chuva esperada e no contato diário que a Sanepar faz com o Instituto Tecnológico Simepar, as notícias pós-feriado também não são animadoras.
De acordo com o meteorologista Tarcísio da Costa, a temperatura deve aumentar, chegando até a casa dos 30°C, e só há previsão de chuvas para sexta-feira.
Leia matéria completa no site da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião