A Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol-PR) e o Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol) têm novos presidentes. O delegado Luiz Alberto Cartaxo de Moura, titular da Delegacia de Homicídios, foi eleito à presidência da associação; e Luiz Gilmar da Silva, delegado-chefe da Subdivisão Policial de Pato Branco, foi o vencedor das eleições para o sindicato. A votação aconteceu durante o sábado na sede e nas subdivisões policiais da Adepol, em Curitiba, Cascavel e Maringá. O resultado foi conhecido na noite do mesmo dia. Dos 627 delegados esperados na eleição, 450 compareceram às urnas.

CARREGANDO :)

Eleito com 304 votos, Cartaxo teve vantagem de 158 votos em relação ao segundo colocado, Annibal Bassan Júnior, ex-presidente da Adepol. Já nas eleições para o sindicato, Silva conquistou o apoio de 268 votantes, contra 100 de Luiz Antônio Zavataro, da Corregedoria da Polícia Civil, e 82 votos do delegado aposentado Ernesto dos Santos Neto. Os candidatos eleitos contavam com o apoio dos atuais presidentes das entidades, Valéria Padovanni, do Sidepol, e João Ricardo Kepes de Noronha, da Adepol-PR. Depois de dez anos no cargo, Kepes sai da presidência da associação para assumir o departamento jurídico da Associação Nacional dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-BR).

Cartaxo e Silva trabalharão em conjunto. Ambos têm como prioridade o reajuste salarial da categoria, que permanece inalterado há 12 anos. De acordo com o novo presidente da Adepol/PR, todas as propostas envolverão os delegados aposentados. "A nossa posição de entendimento e diálogo com o governador e com a Secretaria de Estado de Segurança terá continuidade", adianta Cartaxo. Também faz parte dos compromissos assumidos a luta pelas investigações policiais serem exclusividade da Polícia Civil. A data de posse dos presidentes eleitos ainda não foi definida.

Publicidade