O aparecimento de varizes, principal consequência da contração inadequada das veias, na maioria dos casos está ligada à predisposição genética. Entretanto, alguns hábitos inadequados podem acentuar o problema. Profissões em que a pessoa fica parada por horas, uso diário de salto alto (já que o calçado impede a flexão da planta dos pés) e prática de atividades físicas de alto impacto reduzem o retorno venoso.
Para esses casos, uma alternativa pode ser o uso de meias de compressão progressiva. Elas comprimem a região do tornozelo e empurram o sangue para cima. Além disso, quem trabalha muito tempo parado deve fazer uma pausa de pelo menos cinco minutos a cada uma hora para se movimentar e ativar o sistema venoso.
O tratamento das varizes na maioria dos casos é cirúrgico. As veias comprometidas são retiradas por meio de pequenas incisões. O tempo de internação é curto e a recuperação pode durar algumas semanas. Nos casos de varizes superficiais, o tratamento pode ser feito por meio da injeção de medicamentos capazes de necrosar as veias a fim de que não mais conduzam sangue. (CV)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora