A quebra de uma peça chamada ventosa na adutora da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), na BR-324, a principal rodovia da Bahia, na manhã de hoje, deixa boa parte de Salvador e da região metropolitana sem fornecimento de água. Estima-se que metade da população da capital esteja enfrentando falta de água.
Segundo a Embasa, ainda não se sabe a causa da quebra, mas o dano causou vazamento no sistema por onde passa a maior parte da água que abastece a capital baiana. Há alagamentos na rodovia, o que causa grande congestionamento. A empresa informa que os reparos estão sendo realizados e que o fornecimento deve voltar ao normal até a noite de hoje.
Já em algumas das mais conhecidas praias do litoral norte baiano como Arembepe, a população e os turistas enfrentam problemas de abastecimento de água desde o fim da noite de ontem. Segundo a Embasa, por causa do apagão, o sistema de bombeamento que leva água à região foi interrompido, mas já voltou a funcionar. A situação deve voltar ao normal até o fim da tarde de hoje.
Praticamente todo a Região Nordeste do País ficou às escuras entre as 23h30 e 0h25 (horário local), 0h30 e 1h25 (horário de Brasília) de hoje após um problema em linhas de transmissão locais. O apagão atingiu pelo menos oito Estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.