O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) protocolou na manhã de ontem uma notificação de interdição ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa). A medida foi tomada após o conselho profissional averiguar as más condições estruturais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do litoral. O consórcio, com sede no município de Paranaguá, é responsável por gerir as unidades médicas que atendem sete municípios da microrregião.
Caso o consórcio não efetue as melhorias na estrutura dentro de 15 dias, a contar a partir da próxima segunda-feira, o CRM determinará que os médicos cadastrados no conselho suspendam os trabalhos, o que afetaria cerca de 250 mil pessoas em Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
O CRM começou a realizar vistorias no Samu em setembro do ano passado. "Os funcionários não tinham uniforme de trabalho", exemplificou Alexandre Gustavo Bley, presidente do CRM-PR. Os problemas começaram ainda na implantação do sistema, em junho de 2012, durante a gestão do ex-prefeito José Baka Filho. Entre as irregularidades apontadas pelo vice-prefeito de Paranaguá, Edson de Oliveira Kersten, responsável por coordenar o Cislipa, estão as a ausência de balanços contábeis e registros das atividades administrativas. Os funcionários também estavam com os salários atrasados. A Secretaria de Saúde do Paraná informou que haverá uma reunião na segunda feira entre a secretaria, CRM, prefeitura de Paranaguá e Cislipa para discutir como atuar para melhorar as condições do Samu litoral.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora