Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Londrina

Sanepar afasta risco de racionamento

A Sanepar afastou temporariamente o risco de racionamento da água em Londrina, no Norte do Paraná. Apesar disso, a estatal alerta para que a população economize água, pois com a permanência da estiagem o risco de racionamento pode voltar. A chuva registrada no domingo ainda foi pouca e a previsão de nova queda d’água só há para sexta-feira.

No final de setembro, em decorrência da estiagem prolongada, a Sanepar emitiu o alerta do risco de falta de água. Depois disso, choveu 6,4 milímetros no último domingo. Com a chuva, o nível de água dos dois mananciais que abastecem Londrina estão em condições para atender a população. O Rio Tibagi não enfrenta queda significativa no nível de água e o Ribeirão Cafezal está com nível de 1,36 metro, sendo que o mínimo para garantir o abastecimento é de 1,16 metro.

"A chuva de ontem (domingo) contribuiu um pouco. Dessa forma, não há risco eminente de falta de água. Mas é preciso que a população faça um uso racional da água, pois se a estiagem se prolongar, pode haver novo risco de racionamento. A população precisa contribuir, evitando usar água em excesso, principalmente lavando calçadas", enfatizou o gerente regional da Sanepar, Oscar Fernandes.

Previsão

Neste ano, a seca tem sido maior na região de Londrina. Conforme o Simepar, desde abril o índice pluviométrico tem sido abaixo das médias histórias, com exceção de julho (quando choveu o triplo da média). Em setembro, a média é chover 125 milímetros e choveu apenas 3,9. Em outubro, a média é de 133 milímetros e até agora houve apenas um registro de chuva, totalizando 6,4 milímetros.

"Por enquanto há previsão de nova chuva somente para sexta-feira. Gradativamente está se conseguindo romper o bloqueio que impede a chegada da massa de ar fria na nossa região. Mesmo assim, as chuvas devem ser mal distribuídas e isoladas, podendo chover em um local e em outro não", explicou a meteorologista do Simepar, Angela Beatriz da Costa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.