• Carregando...

Os moradores de Curitiba e região metropolitana deverão utilizar a água com mais consciência a partir desta quarta-feira para evitar que as torneiras sequem. O alerta é do presidente da Sanepar, Stênio Jacob, em entrevista coletiva pela manhã. Se a população conseguir reduzir o consumo de água em 20% não será necessário recorrer a esquemas de racionamento nos próximos meses. A preocupação se deve ao fato de a região de Curitiba estar sofrendo com a falta de um volume mais elevado de chuvas desde novembro do ano passado, com médias mensais inferiores ao registrado nos últimos dez anos.

"Entramos em situação crítica que tende a piorar se a população não economizar agora", afirma Jacob, segundo informações da Agência Estadual de Notícias. De acordo com o presidente da Sanepar, "a situação é grave e necessita da ajuda de todos". Jacob explica que a água armazenada atualmente será suficiente por apenas 90 dias. "A partir de setembro, mantido o cenário atual de consumo e de falta de chuvas, não haverá mais água para tratar", adianta. Para agravar a situação, o Sistema de Meteorologia informa que as expectativas de chuva, até setembro, são pouco animadoras.

Curitiba e região são abastecidas pelas barragens do Iraí, Piraquara e Passaúna. Nestas áreas não há rios com água em abundância, por isso a região depende das chuvas que caem na Serra do Mar, alimentam os mananciais e fornecem a água armazenada nas barragens. De acordo com a Sanepar, na barragem do Iraí, o volume de água já caiu 3,09 metros, em Piraquara 3,25 metros, e no Passaúna 0,65 metro. Dos 129 milhões de metros cúbicos de água armazenados nas três barragens, só restam 78,5 milhões metros cúbicos. Na região atendida, mensalmente são consumidos 20 milhões de metros cúbicos.

Se houver necessidade de racionamento, uma alternativa, com base em estudos de técnicos da Sanepar, seria fornecer água alternadamente por região, podendo cada imóvel ficar sem abastecimento durante 24 horas uma vez por semana. Para que isso não ocorra, a Sanepar dá dicas de como economizar água. Confira

Leia também

Chegada do inverno pode agravar ainda mais a seca no Paraná

Interatividade:

Você pretende usar a água com mais consciência para evitar que as torneiras sequem?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]