Atualizado em 20/9/2006 às 10h10
A Sanepar anunciou na manhã desta quarta-feira que manterá suspenso o racionamento em Curitiba e região pelo menos até domingo. A chuva que cai desde a madrugada desta quarta-feira, e a água acumulada com a precipitação da última sexta-feira, permite o abastecimento sem que haja a necessidade de fechar as torneiras. A decisão por manter até domingo, é em virtude da previsão do tempo no decorrer da semana.
O rodízio foi interrompido no último sábado após a chuva que caiu na sexta e no sábado. Nesta quarta, a companhia faria nova avaliação e decidiria se manteria ou não o racionamento suspenso. Com a chuva, a decisão saiu antes das 10h.
Segundo o gerente da Sanepar, Antonio Carlos Gerardi, as barragens estão fechadas e é possível abastecer toda a população, simultaneamente, apenas com a água disponível nos rios localizados abaixo das barragens e antes dos pontos de captação da Sanepar.
Ainda de acordo com Gerardi, dependendo da chuva dos próximos dias, a suspensão pode se estender por alguns dias da semana que vem. "Tudo indica que o pior período já passou. No entanto, a crise ainda não acabou, pois é necessária muita chuva para normalizar os níveis das barragens", diz.
Apesar do otimismo, a companhia reitera que a população reduza o consumo e faça uso racional da água.
Barragens
A chuva que caiu no último final de semana continua contribuindo para aumentar o volume nas barragens. Nesta quarta-feira, segundo dados da Sanepar, a barragem Piraquara está 6,12 metros abaixo do nível normal, embora já tenha recuperado 33 centímetros desde a última sexta-feira, quando choveu 81 mm. A barragem do Iraí está 3,83 metros abaixo do nível e já recuperou 42 centímetros.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião