Pelo menos até a manhã desta terça-feira (5) a Sanepar vai manter suspenso o racionamento em Curitiba e região. Por causa da chuva que caiu na quinta e sexta-feira, 46 milímetros captados nos mananciais, a companhia resolveu suspender o rodízio no fornecimento de água. Este volume de chuva (46mm) permitiu recuperar o nível das barragens em volume correspondente a 10 dias de consumo de água.
A previsão é que o racionamento seja retomado às 14h desta terça-feira - atingindo os moradores do grupo 5 -, ou no máximo na quarta-feira afetando moradores do grupo 6.
A Sanepar informou na manhã desta segunda-feira que ainda tem condições, de pelo menos por mais um dia, manter o rodízio suspenso. Por ora, diz a companhia, também está sendo possível manter desligados os equipamentos que bombeiam a água das cavas e também dispensar as barragens particulares.
As barragens do Piraquara e do Iraí, reponsáveis pelo abastecimento de grande parte de Curitiba e região, estão fechadas. Com a chuva, o nível de água aumentou nas duas barragens. Nesta segunda-feira, de acordo com dados repassados pela companhia, Piraquara está com 6,14 metros abaixo do normal e Iraí com 4,02m abaixo do normal. Os piores índices registrados foram no dia 31 de agosto - 6,36m na Piraqura e 4,11m na barragem Iraí.
A chuva também contribuiu para aumentar o volume de água disponível nas duas barragens. Nesta segunda, Piraquara e Iraí operam com 30% do volume de água disponível. No dia 31 de agosto, o índice estava em 29%.
Esta foi a segunda vez que a Sanepar suspendeu temporariamente o racionamento, implantado pela companhia no dia 4 de agosto. Na primeira vez, no dia 19 de agosto, o rodízio foi retomado na segunda-feira (21). Apesar da interrupção, a Sanepar reitera o pedido para que os moradores economizem água.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião