A interrupção do rodízio no abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana poderá ser prorrogada amanhã. Para isso, a Sanepar espera que as previsões climáticas se confirmem. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, há possibilidade de chuvas para amanhã e quinta-feira.

CARREGANDO :)

Com as chuvas que caíram no fim de semana, a situação nos reservatórios que abastecem a cidade e municípios vizinhos melhorou. Piraquara, que na última sexta-feira tinha batido um recorde negativo, com 6,45 metros abaixo do seu normal, agora está com 6,15 metros abaixo do nível. Iraí, que atingiu 4,25 metros negativos, subiu para 3,88 metros abaixo do nível normal. Juntas as duas represas estão com 31,3% do volume total – na semana passada elas estavam com 28,5%.

De sexta-feira até domingo, a chuva que caiu na região dos mananciais foi de 81 mm, segundo o sistema de medição da Sanepar instalado na Serra do Mar. Para o gerente da Sanepar para Curitiba e região metropolitana, Antônio Carlos Gerardi, a chuva do fim de semana "foi muito significativa".

Publicidade

No entanto, de acordo com o gerente, permanece a recomendação para que a população continue economizando água. Ontem a média de consumo na cidade foi de 375 milhões de litros da água. Na semana passada, devido ao forte calor, o consumo chegou a 425 milhões de litros/dia.

Por enquanto, as barragens de Iraí e Piraquara estão fechadas. O abastecimento está sendo feito com a água disponível nos rios que estão abaixo das barragens e formam a chamada bacia incremental. Por causa da suspensão do rodízio, hoje escapam do racionamento os moradores do Grupo 5, que abrange parcialmente o Cajuru, Uberaba e Piraquara, Pinhais e São José dos Pinhais

Frio

As chuvas previstas pelo Simepar podem vir em forma de tempestades de acordo com o meteorologista Lisandro Jacobsen. "Isso ocorre devido ao contraste de temperaturas, ao encontro de massas de ar quente com massas de ar frio", explica. As regiões Central e Norte do estado são as mais propensas a sofrer com esse tipo de fenômeno.

A semana também será de frio, de acordo com Jacobsen. "Na sexta-feira e no sábado teremos temperaturas mínimas de até 10°C e máximas que não passam de 20°."

Publicidade