Os moradores dos bairros de Curitiba e da região metropolitana, que estão sendo atingidos pelo racionamento, podem ficar por mais tempo sem água já a partir desta semana.
De acordo com a assessoria, "há um indicativo da companhia de mexer no racionamento". Uma das linhas de estudo dos técnicos da Sanepar seria aumentar o número de horas - atualmente 26 horas.
Quem vai definir o aumento ou não no número de horas, e se será implantado nesta ou na próxima semana, será a chuva - prevista para Curitiba e região. "Se depender desta chuva, nada vai mudar no problema da estiagem", adiantou o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Instituto Simepar. "A previsão é que a frente fria vinda do Rio Grande do Sul traga a chuva para Curitiba e região no fim da tarde. Mas a intensidade será fraca", completa.
A falta de chuva está diminuindo o nível de água nas barragens Piraquara I e Iraí, que abastecem grande parte de Curitiba e região metropolitana. Nesta terça-feira o nível atingiu a metragem mais crítica desde o início do problema da estiagem no Paraná. De acordo com os dados repassados pela companhia, a barragem Piraquara I está com o nível de água 5,85 metros abaixo do normal e 3,90 metros abaixo do normal em Iraí.
Racionamento
A estratégia traçada e implementada pela Sanepar no dia 4 de agosto para economizar água consiste em, uma vez por semana, fechar as torneiras durante 26 horas. Para isso, a Sanepar dividiu os bairros de Curitiba e região em sete grandes grupos.
Sanepar reduz consumo de 20% na primeira semana do rodízio
Uma semana após o início do rodízio, a Sanepar divulgou que conseguiu reduzir em 20% a extração da água armazenada nas barragens Iraí e Piraquara I - que abastece grande parte de Curitiba e região metropolitana. Apesar da economia, a empresa ainda pede para que os consumidores reduzam o consumo.Coordenador operacional da Sanepar admite a possibilidade de ampliar o racionamento. Veja em vídeo.
Leia também:
Sanepar depende da bolsa para suspender tarifa mínima
Saiba a quantidade de água que você gasta nas atividades diárias
Interatividade:
A partir de sexta-feira (4), diversos bairros de Curitiba e região terão seus registros fechados durante 26 horas. Você concorda com o sistema de racionamento da Sanepar. Dê sua opinião
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora