O rodízio para o racionamento de água em Curitiba e região metropolitana está suspenso pelo menos até a próxima terça-feira (19). Desde a noite de sexta-feira e até as 15 horas deste domingo (17), a chuva que caiu na região dos mananciais foi de 81 mm, segundo o sistema de medição da Sanepar instalado na Serra do Mar.
Como o Instituto Simepar está prevendo mais chuva para quarta-feira e - se a previsão se confirmar - os técnicos da empresa estimam que o rodízio poderá continuar suspenso ao longo da semana.A chuva do final de semana "foi muito significativa", explica por meio da assessoria o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, porque o volume disponível nas barragens voltou à marca de 25 dias atrás, ou seja de 30,5%.
Volume de água disponível
Na sexta (15), antes da chuva, estava em 28%. O volume disponível é a soma da água armazenada nas duas barragens e que pode ser utilizado para o abastecimento público.Com a chuva, o aumento do volume da água represada na barragem do Iraí foi de 32 cm e na barragem do Piraquara de 25 cm. No entanto, Gerardi reitera que ainda não é o fim da crise no abastecimento, pois neste momento, Iraí continua abaixo de seu nível 3,93 m e Piraquara 6,20 m. "A população deve continuar economizando a água, pois ainda estamos longe de considerar a situação normalizada."
Ainda segundo a Sanepar, por enquanto as duas barragens estão fechadas. O abastecimento está sendo feito com a água disponível nos rios que estão abaixo das barragens, a chamada bacia incremental.
Gerardi explica que a empresa continua monitorando os mananciais e se houver alteração na disponibilidade hídrica, o rodízio poderá voltar a qualquer momento. "Nossos usuários serão avisados pela imprensa," adianta ele.Em caso de dúvida, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião