Uma assembléia no dia 30 de janeiro irá decidir o futuro da Santa Casa Monsenhor Guilherme, em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná. Nos últimos anos o hospital vem enfrentando diversos problemas estruturais e de pessoal. Com os funcionários em greve desde o dia 16 de dezembro, diversos setores estão fechados.
O Sindicato dos Trabalhadores de saúde acredita que provavelmente a Santa Casa, o hospital mais antigo da cidade, venha a fechar as portas. O pronto socorro já não funciona mais. Agora, existe a dúvida se o setor neonatal continuará fazendo o atendimento.
A irmandade Monsenhor Guilherme, responsável pela Santa Casa, está realizando bazares com produtos apreendidos pela Receita para arrecadar fundos para que o hospital não feche as portas. Porém, o futuro da Santa Casa será decidido somente no dia 30 de janeiro.
Histórico
A situação da Santa Casa de Foz é precária há muitos anos. Vários equipamentos como geradores de energia, freezer, raio X e camas já foram leiloados para o pagamento de dívidas. O Hospital atende cerca de 12 mil pessoas por mês: 85% de brasileiros e 15% de estrangeiros.