A Secretaria da Saúde catarinense anunciou nesta quinta-feira (4), em nota, a confirmação de cinco casos de leptospirose de moradores dos municípios de Guabiruba, Itajaí, Joinville, São José e Guaramirim. Desde o último dia 22, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da secretaria recebeu outras 144 notificações de casos suspeitos. São pessoas com sintomas da doença e que tiveram contato com a água ou lama das enchentes.

CARREGANDO :)

Joinville apresenta o maior número de casos suspeitos: 34. Em seguida, aparecem Itajaí, com 29, Blumenau, com 16, e Balneário Camboriú e Navegantes, com 11 cada um. Completam a lista Itapema (9), Ilhota (8), Jaraguá do Sul (7), Brusque (3), Florianópolis (3), Guaramirim (3), Luiz Alves (3), Camboriú (2), Guabiruba, Pomerode, Rodeio, Penha e São José.

Segundo a secretaria, o período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de 1 a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, como insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte.

Publicidade

Conhece alguém que foi atingido pelas chuvas e precisa de ajuda? Deixe sua história no formulário abaixo

Veja também
  • Saúde notifica 62 casos suspeitos de leptospirose
  • Governo de SC cria grupo para agilizar repasse de verbas
  • Defesa Civil divulga lista de produtos em falta em SC